quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Convergência das Culturas no Forum Social Mundial em Madri

No Sábado dia 30 de Janeiro teve lugar o ateliê "A aproximação entre culturas desde a não violência" realido por Convergência das Culturas no Instituto Lope de Vega no marco do Forum Social Mundial.

Com uma participação de 50 pessoas, em sua maioria jovens que manisfestaram seu interesse por formentar uma visão  positiva da aproximação entre culturas numa sociedade onde fica patente a necessidade de trabalhar na diversidade de raças, expressões religiosas e culturas.

Começou-se com  uma informação sobre Convergência das Culturas, assinalando que é um organismo pertencente ao Movimento Humanista, seus objetivos para a construção da Futura Nação Humana Universal, e a atitude humanista para acercar-nos a este propósito.

O Ateliê se desenvolve em base a dois eixos centrais: A Olhada positiva para cada cultura como aproximação desde uma atitude não violenta. Onde se aprofunda no positivo de cada cultura para facilitar a aproximação desde uma atitude de não violência. Tendo em conta que todas as grandes culturas do planeta tiveram momentos humanistas em sua história, e a estes tem de apelar-se neste momento tão especial e critico da civilização.

E sentir o humano como experiência profunda permite a aproximação entre culturas desde a não violencia. Onde partimos de um fato essencial: a experiência no reconhecimento do humano em mim e em outros, como ponte de união na diversidade de culturas e seres humanos.

Para finalizar se converso da 3 Jornada de Dialogo entre Culturas, e o Forum Mundial das Culturas na Turquia como projetos a médio prazo, e a construção de equipes de Convergência das Culturas em Todas as latitudes.

Nenhum comentário: