quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Convergência das Culturas - Breve Informe



A Convergência das Culturas se propõe a facilitar e estimular o diálogo entre as culturas, lutar contra a discriminação e a violência e levar sua proposta à todas as partes.

A Atitude Humanista

1- A colocação do ser humano como valor e preocupação central;
2- A afirmação da igualdade de todos os seres humanos;
3- O reconhecimento da diversidade pessoal e cultural;
4- A tendência ao desenvolvimento do conhecimento acima do aceitado ou imposto como verdade absoluta;
5- A afirmação da liberdade de idéias e crenças;
6- O repúdio à violência.

A Convergência das Culturas é um organismo que forma parte do Movimento Humanista. Este surgiu em 4 de Maio de 1969, com uma exposição pública do seu fundador, Silo, conhecida como “A Cura do Sofrimento”, em um local montanhoso nos Andes chamado Ponta de Vacas, próximo à fronteira entre Argentina e Chile.
O Movimento Humanista baseia-se na corrente do pensamento conhecida como Novo Humanismo ou Humanismo Universalista. Este se encontra exposto na obra de Silo e em obras de diversos autores que nela se inspiraram.
Este pensamento, que implica também um sentimento e uma forma de viver, se plasma em múltiplos campos da ação humana, dando origem a diversos organismos e frentes de ação. Todos eles se aplicam em seus campos específicos de atividade com um objetivo em comum: humanizar a terra, contribuindo assim para aumentar a liberdade e a felicidade dos seres humanos. 

A Convergência das Culturas é uma organização de caráter mundial e neste sentido seus membros, independentemente do lugar onde atuam, sentem-se parte de uma mesma ação mundial humanizadora que se expressa de maneira diversa, mas convergente.

A participação está aberta à todas as pessoas, sem discriminação alguma. Qualquer pessoa que coincida com os objetivos básicos da Convergência das Culturas pode integrar-se à organização, somando-se como membro ativo ou aderente. Trata-se de uma organização de base humana em que cada pessoa se faz responsável por aquilo que impulsiona e constroi.

As relações e as condutas pessoais e grupais baseiam-se na Regra de Ouro: “Trate aos demais como queres ser tratado”.

Atividades

Organização de conferências, exposições, fóruns, encontros culturais e artísticos, com a participação de membros de diferentes culturas. Participação em atividades organizadas por outras entidades;

Participação em campanhas internacionais, regionais, nacionais e locais do organismo;

Organização e participação em manifestações e campanhas de denúncia contra a discriminação;

Envio e distribuição de material de difusão às coletividades de diferentes culturas nos distintos países;

Difusão da informação sobre diferentes culturas nas escolas com a participação de membros das distintas coletividades;

Elaboração de publicações para a difusão das idéias e atividades da Convergência das Culturas. Produção de programas de TV, rádio, vídeos,  páginas web, boletins, jornais, etc.;

Organização de seminários, conversas, apresentações sobre temas que a Convergência das Culturas considere importantes, tanto para seus membros como para o público em geral;

Colocar à disposição de seus membros os materiais de formação pessoal baseados no “Manual do Movimento Humanista”.

Hoje é necessária a formação de âmbitos onde se resgatem as idéias, as crenças e as atitudes humanistas de cada cultura que, para além de toda diferença, encontram-se no coração dos diferentes povos e indivíduos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário